quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O marketing pessoal do Empresário Contábil

O profissional da contabilidade transmite há muito tempo a imagem da pessoa introspectiva, tímida, que fica atrás de uma mesa tendo mais facilidade com os números do que com pessoas.
Pois bem, essa realidade mudou, o Contador necessita ter uma atitude mais ativa, mais participativa.
É necessário que seja um comunicador, que circule por todos os ambientes com desenvoltura, que ao visitar um cliente saiba não só os aspectos contábeis do negócio, mas também saiba falar e trocar experiência sobre o mercado onde a empresa do cliente atua.
desenvoltura na comunicação e conhecimento são apenas dois aspectos que compõe o marketing pessoal do Contador, abaixo faço uma relação de atitudes que são fundamentais para se ter uma presença marcante:
Seja observador
Fique atento a tudo que ocorre a sua volta, muitas vezes a falta de atenção a detalhes faz com que passe a imagem de desligado, o que em uma profissão tão exigente é um grande pecado.
Cuide da sua aparência com zelo
Quando cito a questão da aparência não me refiro a questão do excesso de peso, mas sim quanto a cabelos bem cortados,  barbada bem feita ou muito bem aparada, roupas discretas e elegantes.
As roupas podem ser simples, mas devem estar adequadas ao que cada situação requer, pois transmitem muito sobre a nossa personalidade e estar bem vestido para um Contador é um excelente marketing pessoal.
Você está em constate contato com clientes, em órgãos públicos e com outros colegas, portanto zele por sua aparência.
Cuide a maneira de falar
A língua portuguesa é muito complicada, constantemente temos dúvidas e erros de escrita ou pronúncia não são impossíveis de acontecer.
Mesmo assim cuide da sua fala, leia muito, observe como as pessoas falam, sua postura e o vocabulário utilizado.
Nenhum empresário sério irá confiar a contabilidade da sua empresa a um Contador que fale gírias ou tenha erros gravíssimos com o próprio idioma.
Hábito da Leitura
Posso afirmar ser impossível atuar na contabilidade sem ter o hábito da leitura.
Leia para saber, para compreender, para poder ter opinião. A leitura não é só de livros técnicos que tratem sobre contabilidade e aspectos tributários, mas livros sobre marketing, finanças, entretenimento, jornais e revistas.
Leia para ter conhecimento e cultura. E você poderá falar não só sobre contabilidade com os seus clientes, mas também terá capacidade de abordar outros assuntos.
Participe ativamente com outros colegas
Existe muitos fóruns, sites e listas de discussão sobre contabilidade, inscreva-se em uma e colabore com seus colegas de profissão.
Eu mesmo, sou moderador de uma lista de discussão com mais de 3.000 participantes, todos colegas da contabilidade, e posso afirmar que todos aprendem, trocam ideias, experiências e até fecham negócios.
Participe ativamente na sua comunidade
Seja no futebol, no clube, na igreja , na rua onde você mora, em algum projeto social, leve sempre com você a postura de participar e ajudar.
É sendo participativo, colaborando e interagindo que a sua marca pessoal vai fixando na mente das pessoas, e não a somente a sua presença, mas também a sua lembrança serão sempre bem vindas e motivo de boas recomendações

Nenhum comentário:

Postar um comentário